quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

 

( aqui no blogue mensalmente ás 4ª.s feiras )

Dia de Eleições


- Olá… já cá chegou a carta a convocar-me para as mesas de voto, no dia das Eleições Autárquicas! Nunca falham comigo e eu aproveito… sempre me distraio, agora que me reformei e sempre ganho uma “pinguinha”! Só é pena, quero dizer, lamento, é ter de me levantar às 5h da manhã (!) pois querem-me lá, na Escola, às 6 e meia, 7 horas! E, agora, no Outono… a essa hora, ainda está muito escuro e aqui por Lisboa, a andar a pé, sempre encontrarei os jovens, à saída dos bares e das discotecas… e só espero que não se metam comigo… ou que alguém mal-intencionado… não me assalte! Também não compreendo porque é que fazem as pessoas chegar à Escola tão cedo, quando os verdadeiros responsáveis só lá chegam depois das sete e meia… quando as votações se iniciam às oito! Enfim, lá terá de ser… é o meu dever de cidadã!


(…) Oh, meu Deus! Está mesmo escuro… lá vou eu, a caminho, com a mala bem apertada juntinha ao corpo. Ui, lá vêm dois vultos na minha direcção… parecem-me rapazes!

- Bom-dia, minha senhora, já vai votar, tão cedo!?
- Olá, não… não… vou… vou… para as mesas de voto!
- Ok, vote bem!
- Uf! Destes… já me safei…

- Está frio… e cá vou caminhando… finalmente vislumbro a Escola lá mais à frente… estou quase a chegar! Até que enfim! Mantenho-me aqui, pelo passeio. Oh, um carro, parou ali à minha frente… parece que estão à minha espera… mau, mau…, mas não me vou desviar do caminho, para não dar nas vistas… estou a aproximar-me do veículo que está imóvel, mas com o motor a trabalhar… estou junto dele… o quê…!? Um indivíduo meteu a cabeça de fora… pela janela…!?...

- Oh, velha…!? Passa para cá a carteira!...

- Ai, quase morri de susto!... O carro arrancou e acelerou… ainda ouvi as gargalhadas do condutor e do pendura…


O Gráfico


Dedicado à Mali ( que não ganhou… para o susto ! )

1 comentário: