RIGIDEZ CADAVÉRICA
Como saber a hora que uma pessoa morreu ?
Sinais imediatos
Alguns dos sinais determinantes para identificar o falecimento de um paciente, e que podem ser verificados por qualquer profissional de saúde, são os chamados "sinais imediatos".
É o caso de:
- Paragem cardiorespiratória
- Perda da sensibilidade
- Perda da função cerebral.
Eles podem ser observados no momento da morte, durante um atendimento de emergência ou durante um procedimento cirúrgico, por exemplo. A partir disso, outros sinais consecutivos à morte começam a se manifestar. É o caso da rigidez e da lividez cadavérica, além da mudança na temperatura corporal e da decomposição do corpo.
Ambiente externo pode influenciar
O ambiente externo e as circunstâncias relacionadas à morte podem influenciar na forma como os sinais póstumos se manifestam. Conforme explica o médico legista, em locais com temperaturas extremas, como um deserto ou regiões do Polo Norte ou Sul, podem ocorrer o que chamam de "características conservadoras do cadáver".
Por exemplo, em áreas muito quentes, como um deserto, a rigidez cadavérica pode demorar mais para acontecer e as etapas de decomposição podem ocorrer de formas distintas do comum. "A pessoa, às vezes, pode não perder suas características físicas e não ter perda de substâncias de maneira mais rápida. Ou seja, o corpo se conserva por mais tempo. Esse fenómeno chamamos de 'mumificação'", afirma.
Já no caso de mortes que ocorrem em locais mais húmidos, como lagos ou brejos, acontece a "saponificação". Esse fenómeno é caracterizado pela mudança química da gordura corporal de uma pessoa, que se converte em composto ceroso similar aos sabões.
Além disso, vale ressaltar que todas as alterações no corpo post-mortem podem variar de uma pessoa para outra e de acordo com a forma como a morte ocorreu. "As etapas, geralmente, são as mesmas, mas a forma como elas acontecem pode variar se a pessoa for um adulto ou uma criança, se for um idoso, se for do sexo feminino ou masculino... podem variar de acordo com a composição muscular, peso corporal, entre várias outras características" .
Sem comentários:
Enviar um comentário