"...Eu tinha chegado a Almada, para trabalhar numa Tipografia, em 1969, com 11 anos apenas! Em Junho de 1975, dois dias antes de festejar 17 anos, quando me dirigia para o trabalho olhei para uma capa do “Mundo de Aventuras”, n.º 90, revista de banda desenhada (bd) -afixada numa banca de venda de jornais e revistas, então situada na antiga Praça da Renovação, actualmente, por força do “25 de Abril”, designada como Praça do Movimento das Forças Armadas, onde está a famosa estátua de “Os Perseguidos”-e fiquei fascinado pela capa que mostrava um extraordinário desenho de PELLUCIDAR!! Uf! Recordações. Comprei a dita revista que custava, na altura, 5$00 e 7$50 em Angola e Moçambique. Nas últimas páginas verifiquei existir uma Secção de Passatempos com o nome de “Mistério… Policiário”, Produção, Orientação e Comentários de “Sete de Espadas”. Interessei-me e comecei a responder e a contactar o seu Coordenador, o “SETE” e só parei quando, finalmente, vi no “Mundo de Aventuras”, na dita Secção de “Policiário” uma “Chamada Particular” para… “O Gráfico” pseudónimo que adoptei para responder aos Passatempos!" https://reporterdeocasiao.blogspot.com/2021/11/memorias-do-policiario-por-o-grafico-018.html
"...QUANDO me iniciei no Policiário, em 1975, no ano do aparecimento da Secção “Mistério... Policiário”, de “Sete de Espadas”, na Revista “Mundo de Aventuras” -“A SECÇÃO” que revolucionou este extraordinário entretenimento e se, hoje, em 2023, ainda por aqui continuamos na divulgação e dinamização do Policiarismo, a ELA, o devemos na pessoa do ETERNO “Sete de Espadas”! -após comprar o “MA” que me cativou através da sua capa alaranjada de “PELLUCIDAR” (N.º 90, 19 de Junho de 1975), reparei na dita secção de entretenimento, com palavras Cruzadas, Testes de Cultura Geral e Problemas Policiários, que os concorrentes utilizavam, alguns, nomes esquisitos... os chamados pseudónimos! Decido a começar, também, a participar naquelas “andanças”... o primeiro nome que me veio à cabeça, para utilizar como pseudónimo... foi o de “O Gráfico”... porque tinha começado a trabalhar aos 11 anos numa Tipografia em Almada, a Gráfica Almadense, Lda. E assim ficou... “O Gráfico” começou a “dar nas vistas”... e depois, posteriormente, para me “esconder” usei o pseudónimo de “Gutenberg” (Leiria), com o sucesso que é histórico e conhecido, no “Cruzadex Policiário”, de “LP”, na Revista “Cruzadex”, localidade onde nasceu a primeira Tipografia em Portugal! Só mais tarde tive conhecimento que também em 1495 nasceu uma outra Tipografia em Faro e claro, sendo Algarvio, nascido em Burgau, não hesitaria em mudar a localidade de Leiria para Faro." https://reporterdeocasiao.blogspot.com/2023/08/memorias-do-policiario-por-o-grafico_3.html
“…Fomos crescendo no “Mistério… Policiário” e melhorámos a nossa educação, maneira de escrever e até comportamento social! Hoje... Homens maduros... todos nós... os "Príncipes Solucionistas de 77" olhamos para o Céu... e somos-lhe eternamente gratos! OBRIGADO, "SETE DE ESPADAS" POR TUDO O QUE ME PROPORCIONASTE! O Gráfico (Almada) - Eterno súbdito"
"...Eu tinha chegado a Almada, para trabalhar numa Tipografia, em 1969, com 11 anos apenas! Em Junho de 1975, dois dias antes de festejar 17 anos, quando me dirigia para o trabalho olhei para uma capa do “Mundo de Aventuras”, n.º 90, revista de banda desenhada (bd) -afixada numa banca de venda de jornais e revistas, então situada na antiga Praça da Renovação, actualmente, por força do “25 de Abril”, designada como Praça do Movimento das Forças Armadas, onde está a famosa estátua de “Os Perseguidos”-e fiquei fascinado pela capa que mostrava um extraordinário desenho de PELLUCIDAR!! Uf! Recordações. Comprei a dita revista que custava, na altura, 5$00 e 7$50 em Angola e Moçambique. Nas últimas páginas verifiquei existir uma Secção de Passatempos com o nome de “Mistério… Policiário”, Produção, Orientação e Comentários de “Sete de Espadas”. Interessei-me e comecei a responder e a contactar o seu Coordenador, o “SETE” e só parei quando, finalmente, vi no “Mundo de Aventuras”, na dita Secção de “Policiário” uma “Chamada Particular” para… “O Gráfico” pseudónimo que adoptei para responder aos Passatempos!"
ResponderEliminarhttps://reporterdeocasiao.blogspot.com/2021/11/memorias-do-policiario-por-o-grafico-018.html
"...QUANDO me iniciei no Policiário, em 1975, no ano do aparecimento da Secção “Mistério... Policiário”, de “Sete de Espadas”, na Revista “Mundo de Aventuras” -“A SECÇÃO” que revolucionou este extraordinário entretenimento e se, hoje, em 2023, ainda por aqui continuamos na divulgação e dinamização do Policiarismo, a ELA, o devemos na pessoa do ETERNO “Sete de Espadas”! -após comprar o “MA” que me cativou através da sua capa alaranjada de “PELLUCIDAR” (N.º 90, 19 de Junho de 1975), reparei na dita secção de entretenimento, com palavras Cruzadas, Testes de Cultura Geral e Problemas Policiários, que os concorrentes utilizavam, alguns, nomes esquisitos... os chamados pseudónimos! Decido a começar, também, a participar naquelas “andanças”... o primeiro nome que me veio à cabeça, para utilizar como pseudónimo... foi o de “O Gráfico”... porque tinha começado a trabalhar aos 11 anos numa Tipografia em Almada, a Gráfica Almadense, Lda. E assim ficou... “O Gráfico” começou a “dar nas vistas”... e depois, posteriormente, para me “esconder” usei o pseudónimo de “Gutenberg” (Leiria), com o sucesso que é histórico e conhecido, no “Cruzadex Policiário”, de “LP”, na Revista “Cruzadex”, localidade onde nasceu a primeira Tipografia em Portugal! Só mais tarde tive conhecimento que também em 1495 nasceu uma outra Tipografia em Faro e claro, sendo Algarvio, nascido em Burgau, não hesitaria em mudar a localidade de Leiria para Faro."
ResponderEliminarhttps://reporterdeocasiao.blogspot.com/2023/08/memorias-do-policiario-por-o-grafico_3.html
“…Fomos crescendo no “Mistério… Policiário” e melhorámos a nossa educação, maneira de escrever e até comportamento social! Hoje... Homens maduros... todos nós... os "Príncipes Solucionistas de 77" olhamos para o Céu... e somos-lhe eternamente gratos!
ResponderEliminarOBRIGADO, "SETE DE ESPADAS" POR TUDO O QUE ME PROPORCIONASTE!
O Gráfico (Almada) - Eterno súbdito"