sábado, 22 de novembro de 2025

 CONCURSO DE PRODUÇÃO DE ENIGMAS POLICIÁRIOS

 

A partir do primeiro dia deste mês de novembro, que já pode enviar os seus originais para o Concurso de Produção de Enigmas Policiários “Mãos à Escrita!”, que irá animar a nossa secção durante todo ano de 2026, em paralelo com o Torneio de Decifração de Enigmas Policiários “Solução à Vista!”, cujo regulamento publicamos a fechar esta edição de 20 de outubro de 2025.

Recordamos que o concurso de enigmas é aberto a todos, sem condicionalismos de idade ou sexo e que cada concorrente pode apresentar mais do que um original. Os trabalhos, na modalidade de produção de problemas policiário, em língua portuguesa, deverão conter enunciado e respetiva solução. 

E os trabalhos deverão ser apresentados em suporte digital, no formato A4, com tipo de letra Time News Roman, em corpo 12 e com 1,5 de espaçamento entre linhas. O enunciado do enigma deve ter o máximo de 2 páginas e a solução o máximo de página e meia. 

Os trabalhos, nos moldes atrás descritos, deverão ser enviados para o endereço salvadorsantos949@gmail.com, entre 1 de novembro de 2025 e 31 de março de 2026, sendo a classificação dos enigmas definida através da média da pontuação atribuída pelos participantes na edição 2026 do Torneio de Decifração “Solução à Vista!” e pelo orientador da secção .

O Desafio dos Enigmas. Na apresentação das propostas de solução dos enigmas do torneio de decifração, os participantes atribuirão aos enigmas entre 5 a 10 pontos (em função da sua originalidade e grau de dificuldade), tendo o orientador da secção o mesmo número de pontos para atribuir a cada enigma.

A atribuição dos pontos é feita da seguinte forma: na apresentação da proposta de solução do enigma que constitui a segunda prova do torneio de decifração, os participantes atribuirão a pontuação da primeira prova; na apresentação da proposta de solução da terceira prova, atribuirão a pontuação da segunda prova, e assim sucessivamente. A última prova do torneio de decifração “Solução à Vista!” será da nossa autoria, pelo que não integrará o concurso “Mãos à Escrita!”.

Será o grande vencedor do concurso o enigma que alcançar uma maior pontuação média, sendo também distinguidos os restantes enigmas classificados nas primeiras três posições, aos quais serão atribuídos os seguintes prémios: 1º lugar – Taça A. Raposo; 2º Lugar – Taça Nove; 3º Lugar – Taça Coriolano M. Carvalho. E é claro que os casos omissões serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões por ele tomadas.

 in : Inspetor Boavida

http://localdocrime.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário