segunda-feira, 27 de outubro de 2025

     
TANATOLOGIA : introdução à MEDICINA LEGAL

A Tanatologia é um ramo da Medicina Legal que dedica-se ao estudo da morte e suas implicações no campo jurídico e social.

Sua relevância está ligada principalmente à área legal, pois, além de confirmar a ocorrência da morte também contribui para determinar o momento em que a morte ocorreu. Além disso, a Tanatologia auxilia no processo judicial ao fornecer informações que podem caracterizar circunstâncias agravantes, como o uso de meios cruéis ou traiçoeiros.

Tanatologia : classificações da morte

Há algumas divisões de morte, a saber:

  • Morte aparente: estados patológicos do organismo simulam a morte, podendo durar horas, sendo possível a recuperação pelo emprego imediato e adequado de socorro médico;
  • Morte relativa: estado em que ocorre parada efetiva e duradora das funções circulatórias, respiratórias e nervosas, associada à cianose e palidez marmórea, porém acontecendo a reanimação com manobras terapêutica;
  • Morte intermédia: é a que precede a absoluta e sucede à relativa. Experiências de Quase Morte são relatadas aqui;
  • Morte absoluta: estado que se caracteriza pelo desaparecimento definitivo de toda atividade biológica do organismo e com a presença de fenômenos cadavéricos.

Além disso, classifica-se a morte, quanto à sua causa, em:

  • Naturais: resultantes de doenças ou do envelhecimento do organismo.
  • Não naturais: causadas por agentes externos, como acidentes, suicídios e homicídios.

1 comentário: