quinta-feira, 17 de julho de 2025

 

| CRIMINOLOGIA |

Os tipos de criminologia

Criminologia clínica

A criminologia clínica foca-se no estudo e no tratamento de indivíduos que cometeram crimes. Os/as profissionais desta área avaliam os/as delinquentes, identificam os fatores subjacentes que contribuem para o seu comportamento criminoso e desenvolvem estratégias de intervenção e reabilitação.

Por exemplo, um/a criminólogo/a clínico/a pode trabalhar numa prisão para criar programas de tratamento destinados a delinquentes com problemas de saúde mental e/ou dependências.

Criminologias especializadas

As criminologias especializadas concentram-se em áreas mais específicas da criminologia, como a criminologia ambiental, a criminologia de género, a criminologia da vitimização, entre outras. Cada uma analisa um aspeto particular do crime, oferecendo uma compreensão mais profunda e detalhada de fenómenos criminológicos específicos.

Por exemplo, a criminologia de género estuda a relação entre o género e o crime, examinando como os fatores de género influenciam a prática e a vitimização do crime.

Assim, a criminologia é uma disciplina diversa e em constante evolução que abrange uma ampla variedade de abordagens. Por isso surgem os diferentes tipos de criminologia, cada um contribuindo de forma única para o entendimento e a gestão do crime na sociedade.


Sem comentários:

Enviar um comentário