terça-feira, 27 de maio de 2025

  

COMO ESCREVER UMA HISTÓRIA DE DETECTIVE


Fazendo um brainstorming de ideias

4. Crie um enredo interessante. Toda história de detective de qualidade traz um enredo bem ritmado que, geralmente, se estrutura em seis partes: introdução, incidente incitante, acção em ascensão, clímax, acção de queda e resolução. 

Veja um exemplo:

·      A introdução apresenta o local onde a história acontece, o personagem principal e o conflito central. Por exemplo: comece com uma detective chamada dra. Astúcia e um assassinato na cidade onde ela vive.


·      O incidente incitante é o evento ou a decisão que muda o mundo do personagem principal. Por exemplo: talvez a dra. Astúcia decida assumir a investigação do assassinato após os outros investigadores falharem.


·      A acção em ascensão acontece quando o autor explora a relação entre o personagem principal e os demais agentes da história. Por exemplo: imagine que a dra. Astúcia entre em contacto com o seu antigo mentor e faça uma visita a ele depois de anos.


·      O clímax é o ponto máximo da história, quando o personagem principal precisa tomar uma decisão impactante. Por exemplo: talvez a dra. Astúcia chegue à conclusão de que o seu mentor é o assassino.


·      A acção em queda é o ponto da história em que o personagem principal lida com os resultados da escolha que fez anteriormente. Por exemplo: a dra. Astúcia pode participar de uma troca de tiros intensa com o seu mentor ao tentar capturá-lo pelo assassinato.


·      A resolução põe um ponto final à história e revela ao leitor se o personagem principal alcançou ou não o seu objectivo. Por exemplo: pode ser que a dra. Astúcia confronte o seu mentor e descubra por que ele cometeu o assassinato; depois, ela o entrega às autoridades com mais um crime resolvido na ficha.

2 comentários: