sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

 Clube do Capitão Paz

No nº 1 da Coleção Escaravelho Azul surgia o Clube do Capitão Paz com um problema de Edgar Caygill. O enigma não está identificado, mas as personagens do texto são da criação deste autor.

Fica aqui esta primeira página do Clube do Capitão Paz.

 Capitão Paz lança um desafio

É capaz de resolver este mistério ?

Paul Justice, o jornalista, ficou admirado quando teve conhecimento de que o inspector Sam «Sixkiller» se queria encontrar com ele no salão de chá «Point Five» . Que ele soubesse, nunca o inspector bebera uma chávena daquele líquido. Calcule-se, portanto , a admiração de Paul quando entrou no salão e viu o inspector sentado, não só com uma chávena à sua frente, como ainda a comer bolinhos secos.
_Está doente ? – inquiriu Paul .
_Não meu amigo – retorquiu o inspector .
_O caso é bem diferente .
Nessa altura foram interrompidos pelo criado, a quem Paul solicitou umam chávena de chá, que era servido em chávena e não em «serviço» .
_Então que se passa ? – perguntou Paul . Mas ainda não foi desta vez que o inspector respondeu . O criado colocava a chávena de chá sobre a mesa e Paul pôs-lhe açucar, mexeu e depois sorveu um gole .
_Quer olhar para o seu canto esquerdo ? – pediu Sam. _Vê …
Nova interrupção. Desta vez fora Paul que vira uma mosca mergulhar no líquido da sua chávena . Chamou o criado e pediu que lhe trouxesse outro chá .
- Mas como eu ia a dizer – continuou Sam . _Ali …
O criado veio com outra chávena. Paul levou-a aos lábios e antes que Sam prosseguisse e o criado se retirasse disse :
_Oiça , embora tenham tirado a mosca e mudado a chávena, este chá é o mesmo. E eu não estou habituado a sorver líquidos que serviram para dar banho a moscas . Faça favor , traga outro chá .

( sublinhado com tópico para a solução )

O Capitão Paz desafia o leitor a responder :
_Como podia Paul Justice afirmar categoricamente que aquele era o mesmo chá que ele mandara para dentro ?

by : Blogue Detective da história

Publicação de 12 de Novembro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário