Como produzir um problema sem dar poucas/muitas pistas …
Não faça
com que se torne muito fácil de resolver o problema, mas tem de ser obviamente
solucionável, apesar de torna-lo difícil. É isso que qualquer produtor deve
alcançar ,
O essencial é fornecer algumas pequenas pistas, ao longo do problema
de acordo com a história narrada para poder permitir que os decifradores
conectem os pontos e mantê-los mais atentos .
Apresentar as informações
fora de ordem também será interessante , o que obrigará o decifrador a
estabelecer uma hierarquia de pistas , para chegar à resolução do problema
apresentado .
Por exemplo, se um detective
afirma que uma corda foi cortada com uma faca...e depois, em dois parágrafos seguintes
, narra-se que uma personagem do problema tinha uma faca no bolso, esta pista torna-se
demasiadamente fácil e óbvia. Mas se em vez disso, narrar inocentemente a faca no
bolso primeiro e, dois parágrafos seguintes, fazer a observação, sobre a possibilidade de ter
havido uma faca … torna tudo mais interessante !
Um bom problema clássico deve conter todas as pistas misturadas.
Assim , o produtor deverá usar uma sequência de pistas que uma pessoa normal
usaria para resolver um mistério...forneça essas pistas em uma ordem diferente,
dificultando a resolução do problema , num imediato .
E então,
quando o mistério for resolvido...tudo vai parecer tão óbvio, que os
decifradores não conseguirão acreditar que afinal tudo não era tão difícil
assim, já que todas as pistas estavam lá … bastava apenas encontrá-las !
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