sexta-feira, 29 de novembro de 2024

 Clube do Mistério – secção n.º 10

 Um exemplo do que era a secção Clube do Mistério em 6 de junho de 1961 e dos temas que o Inspector Varatojo abordava.


Caderno de Apontamentos – Tipos de Faces

Uma das qualidades mais necessárias ao bom investigador, é, como nunca nos cansarmos de repetir, o espírito de observação .

Quando apenas uma simples fracção de segundo nos é dado observar uma pessoa, quantas das suas características conseguimos reter para possibilitar mais tarde uma identificação ?
Sabemos como é difícil nesse caso, dizer talvez se o homem tinha olhos azuis ou verdes, se tinha nariz aquilino ou arrebitado. Mas podemos com certeza fixar a configuração do seu rosto, se tivermos uma noção perfeita dos diversos tipos mais usuais de faces .
Deste modo está facilitada a investigação, quando qualquer dos leitores for chamado a depor .
Não terá sido fixado outro pormenor importante, mas apostamos quase que nenhum dos membros do «Clube do Mistério» deixará de reparar se o homem suspeito tem face Redonda , Quadrada , Sobrecomprida , Rectangular ou Triangular .
Estes são os tipos mais comuns e apresentados hoje em desenhos, inspirados no quadro usado pelo Departamento Policial da Cidade de Nova Iorque .


O n.º 1 mostra uma face redonda a que o próprio corte de cabelo dá uma configuração circular .

O n.º 2 apresenta um rosto quadrado, como se nota por comparação com o pequenino quadrado desenhado do seu lado direito .

O n.º 3 é ilustrado por uma face esguia, sobrecomprida, onde o queixo pontiagudo tem papel preponderante.

O n.º 4 tem rosto rectangular, com corte de cabelo «à alemão» , que, ajudado pelo feitio da cabeça, apresenta verdadeiramente um rectângulo .

O n.º 5 é de feitio triangular de vértice para cima, visto que os maxilares e a própria gordura do pescoço são mais largos, do que a cabeça .

O n.º 6 é precisamente o triângulo inverso, de vértice para baixo, identificado esse vértice com o queixo .

by : Blogue Detective da história
Publicação de 7 de Fevereiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário